Pular para o conteúdo principal

Coaching no desenvolvimento de líderes: entenda a importância


É muito provável que você já tenha visto ou ouvido falar de algum colaborador extremamente competente promovido a líder ou diretor mas que, no final das contas, acabou não dando certo nesse cargo. Esse tipo de situação é extremamente comum dentro de ambientes empresariais.
Fazer parte da liderança nem sempre é fácil e exige certas competências que nem todos possuem. Algumas pessoas são como líderes natos. Outras têm facilidade para liderar, mas precisam de uma ajuda para desenvolver certos pontos. Existem também aquelas que não são muito familiarizadas com a liderança, mas que possuem uma necessidade de correr atrás de técnicas para desenvolver habilidades que as ajudarão a liderar.
É nesse momento que o coaching entra na história. Como já falamos outras vezes aqui, o coaching é uma espécie de treinamento que visa a capacitação máxima. Ele pode ser aplicado em diversas esferas profissionais e conta com o auxílio de  áreas variadas do conhecimento para se fundamentar.
Por essa razão, julgamos importante o conhecimento do coaching em processos de desenvolvimento de liderança e vamos te mostrar aqui alguns dos pontos mais importantes que podem ser desenvolvidos através dele.

Lidando com pessoas

Um dos requisitos mais importantes para se tornar um bom líder é saber lidar com os funcionários da sua equipe e, mais do que isso, ser um bom gestor de pessoas.
Obviamente, ser capaz de se relacionar e se comunicar com o próximo é crucial. Porém, um líder também precisa ser capaz de enxergar nas pessoas certos pontos que nem todos enxergam. Isso significa saber ajudar a equipe de acordo com as necessidades dela, descobrir talentos, perceber problemas e, além de tudo, estimular o seu time da melhor maneira possível.
Nesse aspecto, o coaching entra para trabalhar esse tipo de atitude no profissional que está sendo treinado. Através de técnicas de retórica, de engajamento e de motivação, este treinamento oferece uma grande evolução na maneira de se relacionar com o próximo.

Assumindo uma postura de autoridade

Não importa o tipo de líder que você é. Pode ser que você seja um líder mais informal, mais próximo ou um líder mais tradicional. Mas uma coisa é certa, estando nesse papel sempre haverá a necessidade de imposição de alguma autoridade.
Essa imposição nem sempre precisa ser de maneira intensa. Na maioria das vezes ela acontece espontaneamente através do estabelecimento de algumas regras, divisão de tarefas em uma equipe e por aí vai.
No entanto, para algumas pessoas se impor como uma figura de maior autoridade do que um simples colega de trabalho representa uma dificuldade real.
Nesse sentido, as sessões de coaching vêm para auxiliar o profissional a estabelecer certas limitações no relacionamento com os colaboradores de maneira a fazer com que eles enxerguem a existência de uma hierarquia.

Planejando

Uma outra grande dificuldade que vemos frequentemente em líderes em organizações, é no momento da realização de planejamentos estratégicos e definição de metas e objetivos concretos. É realmente grande o número de profissionais que se perdem nas informações dadas e não conseguem planejar de forma efetiva.
Como o coaching é uma espécie de capacitação que aborda diversas áreas do conhecimento, ele também é capaz de ajudar nesse aspecto, ajudando o profissional a gerir seu tempo, seu foco e sua organização.
Gostou do nosso material e quer aprender mais sobre liderança e gestão de pessoas? Não deixe de baixar o nosso eBook Liderança: o guia completo para gerir pessoas para se tornar um líder cada vez melhor!

fonte: SOLIDES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste de personalidade e teste de perfil comportamental: entenda as diferenças

É muito comum os psicólogos que atuam em recursos humanos utilizarem algum teste de personalidade para embasar suas decisões, principalmente em processos seletivos. Da mesma forma, está cada vez mais recorrente o uso de testes de perfil comportamental nos processos de gestão de pessoas. Mas muita gente ainda não entende as diferenças entre essas duas ferramentas. Então, vamos entender o que significa cada um desses dois tipos de avaliação para fazer as escolhas mais estratégicas para o seu RH? O que é um teste de personalidade? Antes de tudo, é importante ter em mente que, quando falamos sobre personalidade, estamos nos referindo às características intrínsecas de cada indivíduo que definem os seus padrões de pensar, sentir e agir. Esse conjunto de características surge por um processo gradual, longo e complexo. A personalidade é um conceito psicológico e apresenta diversos outros aspectos centrais e atributos, sobre os quais não há consenso exato dentro da Psicologia.

O que fazer com o resultado da avaliação de desempenho profissional?

Já abordamos aqui no blog o conceito de avaliação de desempenho profissional , seus benefícios e dicas para a aplicação estratégica dessa ferramenta. Porém, uma das maiores dificuldades no processo de gerir o desempenho não reside na avaliação em si, mas na fase posterior. Depois que o RH pesquisou e elaborou a avaliação de desempenho, todos os envolvidos responderam e os dados coletados estão em mãos, o que fazer? Como analisar essas informações? Como elaborar ações a partir dos resultados encontrados? Antes de tudo, saiba que essas são dúvidas comuns para os setores de gestão de pessoas. O RH historicamente se posiciona nas empresas como uma área mais operacional e costuma ter uma grande quantidade de demandas. O movimento do setor de atuar estrategicamente , o que inclui analisar e utilizar bem os dados que coleta, é recente. Vamos descobrir algumas dicas de como se posicionar dessa maneira no que diz respeito ao resultado da avaliação de desempenho profissional? 1 –